Edward Snowden: Filme de Laura Poitras, vencedor do Oscar, traz o ex-agente da CIA ao CineFuturo 2015


Um dos destaques de nossa Mostra Internacional é sem dúvidas o filme Citizenfour, de Laura Poitras, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2015.  

Laura preparava um filme sobre abusos de segurança nacional pós-11 de Setembro nos Estados Unidos quando passou a receber, em 2013, e-mails criptografados de alguém que se identificava apenas como ‘citizenfour’ (cidadão quatro). O conteúdo das mensagens era direto: o anônimo se dispunha a denunciar segredos da vigilância massiva gerida por sistemas de inteligência como a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA.

Junto com o advogado e jornalista Glenn Greenwald, Poitras viajou até Hong Kong para encontrar e entrevistar sua fonte. E lá ela descobriu que seu interlocutor misterioso era ninguém menos que o hoje
internacionalmente notório ex-agente da CIA Edward Snowden O filme mostra a série de oito encontros entre eles e suas revelações bombásticas sobre este que certamente é um dos maiores escândalos da
política atual -de consequências ainda imensuráveis-, pontuada por imagens das repercussões destas mesmas denúncias na mídia e na política mundial. “Eu gostaria de colocar uma bala na cabeça dele”, disse um oficial do Pentágono, citado em artigo do BuzzFeed intitulado ‘Espiões americanos querem Edward Snowden morto’.

A Mostra Internacional desta nona edição do CineFuturo acontece no Teatro Castro Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se expressar não precisa ofender.
Comentários com palavras ofensivas serão excluidos

Um dos Maiores Eventos de Cinema do Brasil
Tornando nosso país referência na 7ª Arte