Fotos: Priscila Rodrigues
Um dos filmes mais aguardados do VI SemCine tem a sua exibição marcada para às 20h30,desse sábado, na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA). Trata-se de "Dawson Isla 10", do consagrado diretor chileno, Miguel Littin.Baseado no livro "Isla 10", do ex-ministro das Minas e Energia do governo de Allende, Sérgio Bitar, o filme retrata o sofrimento de centenas de membros desse governo, que foram aprisionados na Ilha Dawson, um pedaço de terra no meio do mar, de clima antártico e a 100 km da costa sul do Chile. A ilha funcionou como um campo de concentração para presos políticos, elaborado por Walter Rauff, um criminoso de guerra nazista refugiado no Chile, e chegou a abrigar cerca de 400 prisioneiros.
Indicado para disputar pelo Chile o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desse ano, o filme, rodado na própria Isla 10, tem o importante caráter de marcar a memória de um período vergonhoso na história de qualquer país que enfretou ditadores.
Considerado um dos mais importantes cineastas latino-americanos, Littin é autor de filmes como "La Ultima Luna (2005)" e "Acta General de Chile (1986)", este último, inclusive, capítulo particular na vida do diretor, quando filmou disfarçado durante o governo de Pinochet, e que ganhou um registro literário pelas mãos de Gabriel Garcia Márquez, chamado "A Aventura de Miguel Littin clandestino no Chile".
Assista o trailer
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para se expressar não precisa ofender.
Comentários com palavras ofensivas serão excluidos